Precisamos do seu incentivo
Curta nossa página no Facebook

]]>
NEWS:

As 10 Coisas Mais Bizarras sobre Formigas

Para você que ama ou odeia estes bichinhos curiosos chamados Formigas, segue aí 10 bizarrices destes insetos:




Existiam formigas monstruosamente gigantes, a quase 50 milhões de anos atrás


Fóssil de formiga gigante, do tamanho de um beija-flor, foi encontrado por paleontólogos da Universidade Simon Fraser (Canadá), no território de Wyoming, nos EUA.
Estudos revelam que estes insetos gigantes podem ter atravessado uma ponte de terra entre o Ártico e a América do Norte, durante um período particularmente quente na história da Terra.
Com cerca de 5 centímetros de comprimento, o fóssil é uma "formiga monstruosamente grande", avalia Bruce Archibald, uma das paleontólogas responsáveis pela descoberta.

Existem formigas zumbis na Tailândia


Você acredita que uma espécie de fungo parasita pode instalar-se na cabeça e nos músculos de uma formiga, fazendo com que este bichinho morra onde e quando o fungo quiser?
Sim, as pobres ficam zigzagueando feito zumbis até a hora da morte.
Pesquisas realizadas em uma floresta da Tailândia, descobrem a existência de um fungo chamado Ophiocordyceps que consomem formigas desta maneira.

Aranha fabrica repelente contra formigas


A aranha dourada Nephila Antipodiana conseguiu o que muitos de nós sonham inventar : um repelente poderoso contra formigas.
Estudos comprovam que, diferente de outras de sua espécie, esta aranha produz uma substância em seus fios que parece evitar o roubo de comida por formigas predadoras. 
"O agente químico talvez tenha evoluido não apenas para proteger a aranha, mas reduzir o tempo e energia que seria exigido para afastar as invasoras formigas", afirma o pesquisador do estudo, da Universidade de Melbourne, Mark Elgar.

Existem formigas que criam um "Tecido" Impermeável


As formigas de Fogo, como são conhecidas, além de serem absurdamente irritantes e terem picadas doloridas, tem uma outra característica bem bizarra.
Quando reunidas em grupo, com cerca de 500 a 8.000 insetos, unidas por suas mandíbulas conseguem formar uma camada impermeável que mais parece um tecido à prova d'agua e totalmente indestrutível.
Outro termo de comparação para esta união bizarra é a de um líquido grosso, como mel ou ketchup, e que mesmo tocadas não se separam.

Existem formigas que se Aposentam


A formiga-cortadeira da América Central, quando envelhecem se "aposentam" da sua função de cortar folhas, e passam a fazer somente o transporte das mesmas para a sua colônia.
Interessante esta organização, porque quando jovens elas têm mandíbulas afiadas que servem muito bem para a tarefa de cortar seu alimento, o que muda com o passar do tempo, mas permitindo aos bichinhos continuarem em atividade.

Existem formigas que assustam elefantes


Uma acácia encontrada no Quênia parece ser "protegida" do ataque de elefantes. E o que protege esta árvore? Formigas ...
Todos nós sabemos que para alimentar-se, o elefante retira as cascas de árvores, levando-as a quase extinção.
E de forma bizarra, a Acácia Drepanolobium mantém uma relação simbiótica com formigas, fornecendo alimento e abrigo, enquanto os insetos protegem seus galhos dos ataques dos grandinhos, que não se aproximam nem por decreto.

Existe uma sociedade de formigas que dominam o mundo


Estudos comprovam a existência de uma única grande família de formigas que colonizam o mundo. Formigas argentinas da espécie Linepithema humile, colocadas em contato com as da Europa ou do Japão, reconhecem-se e tratam-se como velhas conhecidas, diferentemente de outras aproximações testadas com colônias diferentes.
Segundo pesquisadores, esta espécie era nativa da América do Sul, mas a ação humana levou as formigas para todos os continentes, exceto à Antártida.
"A enorme população desta formiga só pode ser comparada com a sociedade humana", afirmam os estudiosos.

Existem formigas que possuem poderoso GPS


As brasileirinhas Pachycondyla marginata, são formigas que possuem imãs nas suas antenas que podem ser comparados ao nosso GPS, fazendo com que elas sempre saibam por onde andam.
O nosso planeta é magnetizado, e as formigas percebem a informação geomagnética através de seus sensor, traduzindo isto num sinal para o sistema nervoso e para o cérebro.
Enquanto nosso GPS consome energia e extrai informações de satélites, o sistema destes insetos pesa quase nada, requer pouca energia para operar e não causa nenhum dano ao meio ambiente.

Existem formigas que podem virar camaleão


Estas bizarras formigas foram descobertas por acaso pelo cientista Mohamed Babu, após sua esposa notar a existência de coloração branca nos insetos que bebiam um tanto de leite derramado. 
Babu iniciou sua investigação, percebendo que estes bichinhos têm o abdômen um tanto transparente, o que possibilita este fenômeno colorido.
A brincadeira foi fornecer caramelos de diversas cores a elas e esperar a pose para as fotos.

Existem formigas que são verdadeiros potes de mel


Estas operárias bizarras vivem em regiões desérticas da África, América do Norte e Austrália e aproveitam as temporadas de chuva para coletar e armazenar néctar de plantas em seus abdômens, tornando-se assim verdadeiros potes de mel.
Com isto, pretendem abastecer suas colônias em tempo de seca, mas virando um petisco saboroso para humanos nativos.
Este vídeo da BBC mostra uma tribo e um repórter saboreando algumas pequeninas:

FONTE: BBC, Exame, diariodebiologia.com

0 comentários:

Copyright © 2013 INTERESSANTENOTA10
Traduzido Por: Mais Templates - Design Favorite Blogger