Precisamos do seu incentivo
Curta nossa página no Facebook

]]>
NEWS:

8 previsões futuristas que viraram realidade em 2013

8 previsões futuristas que viraram realidade em 2013

Humanidade conquista o espaço interestelar

Após meses de especulações, a Nasa confirmou em setembro que a sonda Voyager 1 deixou o sistema solar e entrou no espaço interestelar após 36 anos de viagem.
A sonda se encontra a 19 bilhões de quilômetros do Sol, local mais distante da Terra que um objeto feito pelo homem conseguiu alcançar. Agora, começa a exploração da nossa galáxia além da influência solar.
Dados da sonda indicavam que o equipamento viajava há um ano em uma área de gás ionizado, uma zona de transição fora da heliosfera, onde alguns efeitos do Sol são captados. "Acreditamos que esse é um salto histórico da humanidade no espaço interestelar", afirmou Ed Stone, cientista do projeto Voyager.


Reversão da síndrome de Down 

 Cientistas americanos anunciaram em setembro a descoberta de uma forma de reverter a síndrome de Down em ratos de laboratório recém-nascidos, injetando um composto experimental que faz com que o cérebro cresça normalmente.
A síndrome de Down – até agora sem cura – é provocada pela presença de um cromossomo excedente. Ele produz cópias extras de mais de 300 genes, o que causa problemas intelectuais, traços faciais característicos e, às vezes, outros problemas de saúde.
O composto feito por uma equipe da Universidade Johns Hopkins foi concebido para estimular o crescimento normal do cérebro e do corpo por meio do gene denominado SHH. O gene dá instruções para produzir uma proteína denominada Sonic Hedgehog, que é essencial para o desenvolvimento.
O estudo publicado na Science Translational Medicine não oferece vínculo direto a um tratamento em humanos. Mas os cientistas têm esperança de que ele possa oferecer um caminho para futuras descobertas.


O elixir da juventude

 Em artigo publicado na revista Cell, cientistas de Harvard descreveram pela primeira vez um composto naturalmente encontrado em células jovens que é capaz de rejuvenescer células velhas.
Em um experimento em camundongos, a equipe descobriu que administrar uma substância chamada dinucleótido de nicotinamida e adenina (NAD, em inglês) durante uma semana em ratos mais velhos fez com que animais de dois anos de idade apresentassem tecidos compatíveis com animais de seis meses. É como se as células de uma pessoa de 60 anos voltassem a ter apenas 20 anos.
Segundo o estudo, conforme os mamíferos envelhecem, os níveis de NAD caem em 50%. A falta da substância faz com que as células se tornem mais vulneráveis ao envelhecimento. Então, sintomas como inflamações e diminuição do metabolismo podem aparecer. Mas a administração de quantidades certas de NAD nas células pode reverter o envelhecimento.


Controle da mente

 Dois cientistas americanos da Universidade de Washington criaram uma interface cerebral não-invasiva entre humanos. Isso significa que foi possível enviar um sinal cerebral e controlar o movimento de outra pessoa pela internet. Tudo isso sem nenhuma cirurgia.
Ao usar informações de impulsos elétricos do cérebro do pesquisador Rajesh Rao e uma forma de estímulo magnético no crânio do cientista Andrea Stocco foi possível enviar um sinal cerebral de um ao outro.
Para conseguir criar essa interface, Rao usou um capuz com eletrodos ligados a uma máquina de eletroencefalograma. Já Stocco vestiu uma touca receptora capaz de fazer um estímulo magnético transcraniano, ou seja, que atravessa o crânio até o cérebro.
Quando se conectou a Stocco, Rao foi colocado diante de uma tela de computador com um jogo no estilo arcade. Foi quando os cientistas perceberam que Stocco movia involuntariamente seu dedo indicador direito e apertava a barra de espaço do teclado, como se atirasse nos alvos do game. 


Carro voador

 Um carro voador chamado Aeromobil 2.5 fez seu primeiro voo na Eslováquia este ano. O veículo pode atingir a velocidade de 200 km/h quando no ar e 130 km/h em terra. O automóvel comporta apenas dois passageiros e tem asas que podem ser dobradas para circular nas ruas.
O projeto levou mais de 20 anos para chegar à versão atual e essa é sua terceira edição desde o início do desenvolvimento em 1990. A iniciativa é do designer Stefan Klein, cuja empresa é baseada na cidade de Bratislava, Eslováquia. O carro-avião ainda não tem previsão de ser comercializado.

Clonagem humana

 Cientistas da Universidade de Saúde e Ciência de Oregon (EUA) conseguiram reprogramar células humanas adultas para que se tornassem células-tronco embrionárias. Para isso, usaram uma técnica de clonagem. Retiraram células da pele de um indivíduo e inseriram seu DNA dentro do núcleo de óvulos humanos. O desenvolvimento do óvulo levou à geração das células-tronco capazes de se transformar em qualquer tipo de célula humana.
A descoberta é uma esperança para uma série de tratamentos médicos. Os cientistas esperam que essas células-tronco clonadas possam substituir células danificadas e ajudar em tratamentos contra o Parkinson, esclerose múltipla, doenças cardíacas e lesões na espinha dorsal.

Arma fabricada impressora 3D

 Em maio, o grupo americano Defense Distributed criou a primeira pistola de plástico feita com impressão 3D. Os arquivos do projeto foram disponibilizados em seu site oficial e em três dias foram feitos 100 mil downloads. 
Meses depois surgiu a primeira arma de metal do mundo feita em uma impressora 3D capaz de disparar mais de 50 balas. Construir a nova pistola requer a impressão de aproximadamente 30 componentes de aço inoxidável, que reunidos formam uma réplica do design do modelo M1911.

Extensão da vida

O cofundador e CEO do Google, Larry Page, anunciou em setembro sua missão mais ambiciosa: a empresa Calico. Em comunicado, o Google informou que a nova empresa será focada em solucionar o “desafio do envelhecimento e doenças associadas".


"As doenças e o envelhecimento afetam todas as nossas famílias. Com algum pensamento de mais longo prazo e inovador no cuidado com a saúde e a biotecnologia, acredito que podemos melhorar a vida de milhões de pessoas", afirmou Page. A revista Time divulgou uma entrevista exclusiva com Page. “Devemos focar nas coisas realmente importantes”, afirmou durante a entrevista. “Uma das coisas que acharia incrível seria encontrar a cura para o câncer, que poderia acrescentar até três anos à expectativa de vida de alguém”, disse.

12 comentários:

Copyright © 2013 INTERESSANTENOTA10
Traduzido Por: Mais Templates - Design Favorite Blogger